terça-feira, agosto 29, 2017

Três sonetos de Márcio Sérgio Cassiano de Freitas


A CRIAÇÃO
No princípio criou Deus, Céus e Terra
E a Terra era sem forma, era vazia;
Sobre a face do abismo havia trevas
E o Espírito de Deus que se movia
Sobre a face das águas ; Criou a luz
E criou a noite e o dia ; E separou
As águas, fez os Céus por Sua voz
E a porção seca – terra, se formou...
Criou assim também todos os mares;
Na terra ervas e frutos e sementes...
E fez no quarto dia os luminares:
Sol, lua e as estrelas fulgurantes...
Fez no outro dia os peixes e as aves;
No sexto, enfim criou os seres viventes...

Referências Bíblicas: Gênesis 1:1 a 31.


VINDIMAS ( colheitas )
Ai de mim ! Porque estou como os rabiscos
Tênues dos meus cadernos, das vindimas...
Na colheita dos frutos, como os ciscos...
( Em toda parte há mal e dor, ruínas... )
Transgridem as Tuas leis, nos armam espinhos;
Mas eu esperarei em Ti Senhor!
Confiarei em Deus e em Seus caminhos,
Verei Sua justiça e Seu amor...
Feliz me exaltarei, pois não há riscos:
Em Ti me gloriarei, Oh Salvador!
Rabiscos das vindimas entre espinhos,
Oh ! Ai de mim Senhor... Só há ruínas!
(Nem há em quem confiar ; só mágoa e dor)
Vindimas de carinho entre rabiscos...

Referências Bíblicas: Miquéias 7:1 a 7 ; Isaías 17:5 a 11 ; 24: 11 a 15 ; Jeremias cap.9 ; Salmos 119:30.


CONSTERNAÇÃO
As Tuas misericórdias, Oh Senhor
São a cada manhã bem renovadas...
Não somos consumidos, pois o amor
Do Senhor não tem fim... E consolados
E plenos de esperança e de louvor
Em silêncio aguardamos ao Seu lado
Gloriosa salvação ; pois no Senhor
Repousa a nossa alma... Nossos lábios,
Nossos olhos de súplica e dor,
Nosso coração tão amargurado...
Há pois em nossa alma um só clamor
Que inspira piedade ao Deus amado,
Que espera e que confia no Senhor,
Que se curva e se humilha consternado.

*Referências Bíblicas:
Lamentações 3:22 a 26, 49, 50 ; Isaías 30:18 ; Miquéias 7:7.

do livro Relicário - Sonetos Bíblicos

Um comentário:

MÁRCIO SÉRGIO CASSIANO DE FREITAS - ArtPoem Edições disse...

BLOG (SITE) DE MUITO BOM GOSTO E QUALIDADE... ENALTEÇO A INICIATIVA... "O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE - Números 6:24 a 26" MSCF-IBSD

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...