sábado, fevereiro 01, 2014

Antologia de Poetas Evangélicos, lançamento da Editora Ultimato



Abarcando um largo espectro de quase cem autores evangélicos, desde o nosso provável primeiro poeta, Antônio José dos Santos Neves, passando por quase todos os grandes nomes pretéritos de nossa poesia, e apresentando pequenas mas enriquecedoras notas biográficas sobre os autores, esta obra firma-se desde já como referência em nossas letras.

O formato pouco usual, embora agradável (17,5 X 17,5, ou seja, quadrado), faz coro com a boa seleção de poemas (um por autor), garantia de agradáveis e edificantes momentos de leitura.

Fruto do trabalho diligente de trinta anos do autor, o Pr. Ebenézer Soares Ferreira, um entusiasta e admirador da poesia, agora tomando corpo graças à largueza de visão da Ultimato, que presenteia os quase órfãos & combalidos leitores de poesia evangélica (principalmente impressa) com esta obra.

Toda antologia apresenta lacunas. É sina universal e inescapável, e como antologista, sou o primeiro a reconhecê-lo. Dos antigos, senti falta maior do pastor (também batista, como 90% dos autores presentes, outro fato assaz singular) Alfredo Mignac, e talvez de uma Rosa Jurandir Braz, dentre os muitos não-batistas esquecidos. Dos ‘novos’, infelizmente é grande o hiato. Nomes relevantes da atual poesia evangélica (que ocorre hoje, tanto como a secular, fundamentalmente ‘online’) acabaram ignorados, em detrimento de outros de pouca relevância poética e operosidade nos meios literários, talvez mesmo poetas de ocasião ou pior, de um único verso. Embora esses sejam três ou quatro. Mas saiba o leitor que fatos tais são de relativa praxe em obras de grande fôlego como a APE (e cujo maior foco são os poetas de antanho), o que pode sempre ser corrigido numa eventual segunda edição, tendo talvez passado despercebido aos bastante ocupados editores.

De toda forma, temos uma obra de referência, um agregado de valores que faziam e fazem jus ao resgate de suas produções, e que fazem-se presentes neste livro de fugaz beleza e qualidade, sendo imprescindível nas estantes de poetas, escritores e dos leitores em geral, sejam apreciadores da poesia, sejam interessados na história da literatura evangélica nacional.


Parabenizamos o organizador por tão oportuna obra, bem como a Editora Ultimato pela coragem e visão em investir em poesia, quando muitas editoras, mesmo as denominacionais, deixaram há muito de fazê-lo, para decréscimo da literatura evangélica.

O livro pode ser adquirido no site da editora, neste link: http://www.ultimato.com.br/loja/produtos/antologia-de-poetas-evangelicos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...