terça-feira, janeiro 15, 2013

Mário Barreto França - Boa Lição (Diálogo para meninos, sobre a Escola Bíblica Dominical)



Boa Lição
(Diálogo para meninos)

Personagens: Mário – 12 anos
Márcio – 10 anos

Mário
- “Bom dia, Márcio!”

Márcio
- “Bom dia!”

Mário
- “Domingo passaste mal?
Porque não foste aos trabalhos
Da Escola Dominical?”

Márcio
- “Foi porque fiquei gripado
E a manhã foi tão chuvosa!
E essa gripe – tu não sabes?
É doença perigosa!

Mas eu fiquei com saudade
De minha classe, e – te conto
Do concurso da presença
Senti perder mais um ponto.”

Mário
“Mais que o ponto da presença,
Perdeste a lição do dia
Que a professora da classe
Nos deu com sabedoria!”

Márcio
- “Mas, o que foi que ela disse?
Que lição ela ensinou?”

Mário
- “Que Jesus quando nasceu
Belo exemplo nos legou:

Sermos humildes e simples,
Sem soberba nem vaidade,
Pois é no bem que fazemos
Que existe a felicidade.

Devemos ser conformados
Com as posses que Deus nos dá
E em nossas vidas modestas
A ventura sorrirá.

Devemos amar o próximo,
Ajudar o pobre e o velho,
E levar a todo mundo
A verdade do Evangelho.

Devemos ter em nossa alma
Nobres gestos e ideais,
Respeitando nossos mestres
E amando mais nossos pais.

E pela causa do Mestre
O nosso esforço infantil
Fará feliz nosso povo
E forte o nosso Brasil!”

Márcio
- “Vejo que muito aprendeste,
Pois acabas de me dar
Uma lição tão bonita
Que hei de sempre a praticar!

E espero de agora em diante
Ser atento e pontual
Para não perder o estudo
Da Escola Dominical.

Pois, dessa forma aprendendo
Os exemplos de Jesus,
Poderei mostrar aos outros
Qual é a estrada da luz,

Qual é o caminho certo,
Que a todo mundo convém,
Pois quem aprende com Cristo
Só pode fazer o Bem!”

(Saem juntos)

Do livro O Louvor dos Humildes (Rio de Janeiro, 1953)

2 comentários:

Velho Pescador disse...

O Mário Barreto França é ímpar na poesia evangélica.
Parabéns pela escolha.

Unknown disse...

Linda lembrei da minha infância quando meu irmão com outra criança apresentou está peça

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...