domingo, agosto 14, 2011

II Bienal Internacional da Poesia em Brasília



Cidade sediará II Bienal Internacional da Poesia em setembro
Por Menezes y Morais 
A Bienal Internacional de Poesia de Brasília (II BIP) vai ser realizada no período de 14 a 17 de setembro em Brasília (DF). São 29 poetas confirmados até o fechamento desta edição, mas representantes de todos os continentes estão sendo convidados pelo poeta e professor Antonio Miranda, curador da II BIP e diretor da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), onde o evento será realizado, com o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.
A comunidade cultural do DF e do Brasil são convidadas a assistirem as atividades da II BIP, que também serão realizadas no Museu da República (no Conjunto Cultural da República),  franqueadas ao público. Além das apresentações no auditório da Biblioteca, o público também assistirá saraus na área externa da BNB, ao cair da tarde, com apresentações de músicos e poetas. Durante a realização da II BIP, Brasília será a Capital da Poesia.
A Poesia da Forma
De acordo com Antonio Miranda, “a II BIP é uma ação especialmente orientada para apresentar um panorama da poesia neste início do século XXI. Contempla a criação, a mediação, a crítica, a editoração física e eletrônica e a tradução no contexto da 'Integração das Artes'”. O evento vai acontecer em vários locais ao mesmo tempo, mas terá como ponto principal os espaços do Conjunto Cultural da República.
O Conjunto Cultural da República é composto pela Biblioteca Nacional de Brasília, Museu Nacional e praça – deslocando-se para bibliotecas públicas, pelos centros culturais do SESC, faculdades, estações do metrô, embaixadas, bares e cafés, percorrerá o Lago Paranoá na Barca Poética e os principais pontos turísticos de Brasília no Ônibus Poético.
Convidados
Foram convidados poetas de vários estados brasileiros e de vários países. Confira alguns desses poetas e saiba mais sobre eles, clicando no nome de cada um: Astier BasílioAlcides BussAlexandre Marino,  Álvaro Alves De FariaCristiane GrandoCorsino FortesÉsio Macedo RibeiroFernando Aguiar e Fernando Koproski.
Myriam FragaMarcus AcciolyRicardo SilvestrinVictorio V. Suárez e Wilmar Silva completam esta primeira relação nominal de poetas convidados da II BIP. Muitos inclusive confirmaram participação e enviaram seus trabalhos. A I BIP foi realizada em setembro de 2008.
Visite o site do evento: http://www.bipbrasilia.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...