quinta-feira, março 24, 2011

Dois poemas de Rui Duarte



CONTAGEM
“Abraão lança os olhos
ao lume longínquo”
J. T. Parreira, “Contagem de estrelas”


Dissera Deus a Abraão
o pai de miríades de nações,
que contasse as estrelas
e contaria os pés
dos filhos
e dos filhos dos filhos


essas seriam as contas
amplíssimas das areias
mais do que as águas do mar
ao retirarem-se
diante das marés
dos filhos, das nações amplíssimas
do seu pai, avançando
sobre a palma da terra
e as costas dos oceanos
conquistadores dos continentes e ilhas


Abraão que contasse
que lançasse os olhos
na demora dos lumes
do céu


E Abraão contou


Abraão contou
os intervalos entre elas
Abraão contou os pêlos
da barba branca
e os intervalos
entre os cabelos
que lhe faltavam




PAULO DE TARSO NA PRISÃO


“… A golpes de paixão, tento passar…”
Miguel Torga, “Emparademento” (in Orfeu Rebelde)

Emparedado tentei
já desfazer as cadeias
que me puseram no degredo
as mãos e os pés
estão unidos com os ferros
e transmitem à boca o pedido
de um grito
que a noite eleve
para lá das grades
ao terceiro céu, e que
me traga a frescura do consolo

pois sei que as cadeias não são negociáveis
para os que seguem Cristo,
nem tão pouco feitas perpétuas
ou elas cedem, ou o muro cede
doem afinal ainda menos
do que o desespero
de se terem incrustado
nas mãos e nos pés,
do que um destino tumular

das cadeias do meu avesso,
que me esmurra
como um doido varrido e que
a golpes de paixão, tento passar

é aí, no recesso
que mais emparedado estou

por durante um minuto
ter desaprendido
de cantar

Visite o blog do autor: http://neaktisis.blogspot.com/

2 comentários:

Solange disse...

Nossa me apaixonei pelo seu blog.
Parabens.

Ana Citadin Johann disse...

Oi Sammis, que saudades desse cantinho gostoso... Passei pra me inspirar mais um pouquinho com os poemas e pensamentos e ver como estás...
Muito inspiradoras as poesias, dá vontade de loguinho imprimir e ligar pro Pastor pra declamar na Igreja... pena que se é algo rotineiro as pessoas não prestam a atenção como devem, neh?
Estou pesquisando algo especial pra Páscoa... teremos um culto especial com café da manhã, tenho pedido a Deus que renove a fé e a dedicação do povo aqui neste lugar...

Abraços mil, até breve!!!


Ah... passa pra conhecer meu novo cantinho, o de imagens - femininusecasados.blogspot.com

Aguardo tua visita.
Até breve!

Tenha uma linda semana!
Deus te abençoe sempre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...