sábado, outubro 11, 2008

Dois poemas de Eliúde Marques


EIS-ME AQUI

Eu ouço além, Senhor, tua chamada
e o vasto campo eu vejo a florescer;
porém, desejo estar bem preparada
e revestida pelo teu poder!

Eu quero dar-te a minha vida inteira,
embora eu nada represente ou seja;
quero ser luz, ser paz e ser bandeira
hasteada para o bem da tua igreja!

Eu sei que Tu tens preparado tudo,
'té mesmo o que jamais pude antever;
o pão, a veste, o amor e, sobretudo,
a graça e a firmeza de vencer.

Se queres, pois, Senhor, toma a tenaz,
toca os meus lábios porque sempre cri
que esse teu toque me fará capaz
de assim dizer: Envia-me, eis-me aqui!

Do livro: Luzes do Arrebol - Poemas que a Fé inspirou


CANTAI AO SENHOR

Quão simples é o nosso cântico
para dizer de Deus
o amor que nos legou.
A linguagem humana
jamais encontrará a nítida expressão,
para exprimir louvando
o dom da criação.

Quem poderá neste mundo
suficientemente cantar
a sublimidade de Sua graça
e do seu amor sem par?
Que mais poderíamos acrescer
ao coro universal de sua criação,
que continuamente lhe rende louvores
em gesto de gratidão?
Os céus declamam a glória de Deus
e o firmamento
anuncia a Obra das Suas mãos.

Cantam as alvoradas
de cada doce amanhecer;
canta o sol em seus raios
ao sossego do alvorecer;
cantam as ervas, as flores,
nos campos e nos prados;
cantam as aves nos bosques,
jubilam nos seus trinados.
Cantam a montanha, o vale,
o rio na barulhenta cascata,
todos louvam a Jesus,
até mesmo as feras nas matas.

As constelações entoam louvores
à Estrela da Manhã;
os prados cantam aleluias
à Rosa de Saron;
as cordilheiras falam
da Majestade nascida;
os regatos cristalinos
apontam a Água da Vida.
A sutileza de Sua glória
é contada nos junquilhos e jasmins
que aromatizam jardins.

O vôo das grandes águias
até as longas alturas,
num misto de poder
Sua força nos revela;
o marulhar contínuo
das ondas empoladas,
no crespúsculo ameno
é a mais sublime tela;
o farfalhar das folhas
na blandícia do vento,
é um dos mais delicados
instrumentos da orquestra
que o infinito Deus,
com seu poder rege em festa.

Tudo canta, tudo louva,
tudo engrandece a Deus,
agradecendo a bondade
com que Jesus nos deu.
Cantai, ó povos, criados por Sua mão;
cantai, diz o salmista,
louvai-o de coração,
exercitai vossos lábios,
nos doces cânticos O exultai,
cantai suas maravilhas,
no canto a harmonia semeai.

Cantai seu poder nas sombras
ao declinar do dia;
cantai no alvorecer,
no arrebol do meio dia;
cantai a glória perenal
em todo o teu viver;
cantai nas horas alegres,
cantai também no sofrer.
Se a vossa vida
é toda um quebranto,
cantai, que o canto
é mel que adoça o pranto.

E na terra, no mar, no céu
o que existir de belo, puro e santo
seja rendido a Deus de coração.
E as nossas almas num celeste canto,
rendam-se enfim no altar da gratidão.

Do livro: Primícias do meu Jardim

7 comentários:

Silvio Araujo disse...

Grande poetisa. Ela assumirá uma cadeira a cadeira que foi de Mário Barreto de França na AEL.

Amado Sammis, indiquei este blog para receber três merecidíssimo prêmios da blogosfera. Espero que aceite que exiba os selos.

Passem em meu blog e veja como proceder.

Deus o abençoe mais e mais.

Unknown disse...

a paz do senhor ,jesus,fiquei muito feliz em descobrir este blog,estava pesquisando para minha mae,poesias de eliude marques,entao achei,rrsss minha mae foi amiga de infancia de eliude marques,somos de recife e estamos aqui em sao paulo a mais de vinte anos,o tempo distansia as pessoas ,mas nao apaga as lembranças,minha mae e HOZANA ALVES ,e fasia parte da assembleia de DEUS em jaboatao no ano de 1972,meu enderesso no orkut:kekel@viva.com :queremos muito reencontrala ,a paz do SENHOR JESUS

Unknown disse...

Ok Cheron, sou visinho praticamente dela e amigo tanto dela quanto e seu esposo Pr Misael Leite.

Estarei passando a mensagem!

Rogério de Jesus
gaile_rogerio@ymail.com

MISAEL disse...

Graca e paz ! Gostaria de pedir oração por minha mae Eliude Msrques pois se encontra enferma e esta internada no Hospital da Aeronáutica de Sao Paulo ! Fica na Avenida Olavo Fontoura 1400 proximo ao Anhembi . Horário de visita das 15 as 17 todos os dias. Obrigado pelas orações ! Misael Jr. ( filho )

MISAEL disse...

Contatos para falar comigo! E-mail : misajr77@hotmail.com Misael Jr

Sammis Reachers disse...

Querido MIsael, obrigado por nos comunicar sobre sua tão estimada mãe. Estaremos orando pela pronta recuperação desta batalhadora incansável do Reino de Deus.
E que Ele abençoe a todos vocês!

Unknown disse...

Misael jr sou fã da poetisa Eliude Marques e gostaria de obter o livro primícias do meu jardim. De que forma você pode me ajudar. Deus os abençoe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...