sexta-feira, agosto 01, 2008

A poesia é essencial


Não é estranho que alguns pastores, que são responsáveis por interpretar as Escrituras, que em grande parte estão em forma de poesia, tenham tão pouco interesse nela? Trata-se de um defeito debilitante e que deve ser corrigido. As comunidades cristãs como um todo, devem redescobrir a poesia, e os pastores devem liderá-las nessa redescoberta. A poesia é essencial para a vocação pastoral porque poesia é discurso original. A palavra é criativa: ela traz à vida aquilo que não estava ali antes - percepção, relacionamento, crença. No silêncio do abismo, um som se forma: pessoas ouvem aquilo que não ouviram antes e são transformadas pelo som, de solidão em amor. No abismo vazio uma imagem é formada por meio de uma metáfora: as pessoas vêem aquilo que não viram antes e são transformadas pela imagem, do anonimato para o amor. As palavras criam. A palavra de Deus cria; nossas palavras podem participar na criação.

Jesus disse: “Não estamos guardando segredos, nós os estamos contando; não estamos ocultando coisas, mas as estamos trazendo à luz”.
Vocês estão escutando isso?
Estão escutando mesmo?”
Marcos 4.22-23

Fonte: Portal CRISTIANISMO HOJE - http://www.cristianismohoje.com.br/

4 comentários:

Josué Ebenézer disse...

Muito bom este texto! Valorizar a poesia deveria ser, como dito, um compromisso de todo pastor que tem um mínimo de interesse pela interpretação das Escrituras Sagradas. E "Poesia Evangélica" coopera com esta visão. Parabéns!

Sammis Reachers disse...

Obrigado por suas palavras e pelo constante incentivo, irmão Josué.

Realmente, muitos dormem, perdendo as maravilhas expressivas que a linguagem poética oferece. Os escritores bíblicos souberam aproveitá-las perfeitamente. Não podemos desprezar este legado.

Kelly disse...

Parabéns pelo seu blog, as poesias são lindas. Podemos usa-las? Abraços

Sammis Reachers disse...

Caros irmãos, vocês são livres para republicar os poemas deste blog onde quiserem. Afinal divulgar a poesia evangélica é o nosso objetivo. Só rogo aos irmãos que citem sempre a fonte, e principalmente o nome do autor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...