sexta-feira, julho 04, 2008

Dois poemas de Assis Cabral


À Porta

Não ouves? Eis que alguém te bate manso à porta,
Teu hóspede quer ser, vem te pedir pousada.
Alguém que vem de longa e extensa caminhada.
Alguém que vem dos céus e o mundo não suporta.

Bate. Quer avivar tua alma semi-morta,
Afastada de Deus, nas trevas extraviada.
Quer salvar-te, pois tem como missão sagrada
Restaurar o perdido. O custo? Que isso importa?

Esse alguém é Jesus, o Filho do Deus Vivo,
Que executou no mundo o plano redentivo,
Pra te livrar do inferno e outorgar-te perdão.

Bate. Não vens abrir? A mão do teu Jesus,
A mão que foi ferida em vergonhosa cruz,
É a mão que bate à porta do teu coração.


Bartimeu

Há treva misteriosa e densa escuridão.
Penúria. Mendicância. A vida é de infeliz.
À beira de uma estrada, a sorte não maldiz
O paciente judeu, sem casa e sem visão.

Mais eis que surge ao longe a grande multidão.
Vozerio. Tropel. E então alguém lhe diz:
É Jesus que aí vem, pra te fazer feliz,
O Cristo de Israel. O Deus da salvação.

Mestre, tem compaixão de mim, quero enxergar,
Tu tens todo o poder, não ouso duvidar,
Abre-me a vista, então, para que eu veja a luz.

E logo Bartimeu contempla, ao derredor
Da bela Jericó, as campinas em flor
E, sobretudo, vê o rosto de Jesus.


Do livro Álamos no Deserto (JUERP, 1972)

Um comentário:

Evangelização: "O Ide de Jesus" disse...

A Voz de Deus!

No silêncio, ao susurrar do vento
Sentido em minha face a brisa fresca
No suave tocar da rosa pitoresca,
Seu aroma deixa-me grande alento!
Ah, que bom é está perto de um ser
Que nos dá o vigor da primavera
Como ao tocar de sua mão espera,
Filho te amo! ao esperar Ele dizer!
2
No íntimo de meu ser interior
No pulsar do meu coração percebo
Que instruções divinas eu recebo
Com meiga vóz, suave...do Senhor
O bom pastor guiando cuidadoso
A me dizer, te amo filho amado,
Minha vida por te dei, és resgatado,
Á escutar a vóz do Deus bondoso!
3
No ressoar do canto angelical
Ao romper da aurora, o belo sol
Encanta-nos com seu lindo arrebol
Sentindo a santa presença divinal,
Revelando-se atrvés da Natureza
Nosso Deus nos falando com clareza:
Sêde luz aqui na terra, qual faról
Esta é a meiga voz do Deus celestial!

Autor: Laerço dos Santos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...