quinta-feira, setembro 06, 2007

Poema para download - A História do meu Santo


Disponibilizamos aqui, para download, o poema “A História do meu Santo”. O poema é de Romão de Matos, e foi adaptado por Mary Schultze. É um texto relativamente longo (4 páginas), que, como um poema de cordel, relata a história de um idólatra arrependido. Além de interessante, o poema pode ser usado como arma sutil para evangelizar aquelas pessoas que adoram imagens. 
Para baixar o arquivo com o poema, [CLIQUE AQUI].



A História do meu Santo


Meu amigo e companheiro,
Embora mal me conheça,
Vou lhe falar bem ligeiro,
Antes que o dia escureça.

Vou dedicar meus versinhos
A você que vem de longe,
Viajando por caminhos,
Sofrendo mais do que um monge!

Vou falar-lhe com alegria
De coração, como amigo,
Do que aconteceu-me um dia
Na idolatria em perigo.

Católico consagrado,
Até meus catorze anos,
Fui batizado e crismado,
Porém sofri desengano...

Num parque de diversão,
Arrisquei na jogatina,
Ganhei um santo varão,
Uma imagem muito fina.

Fui pra casa sorridente,
Muita fé no coração,
Abraçando bem contente
A imagem com devoção.

Chegando em casa a vizinha
Admirada indagou:
- Essa imagem bonitinha
Algum milagre operou?

Leva ao Vigário depressa,
Pra ele benzer o santo,
Que a proteção nunca cessa
De quem se agarra ao seu manto.

Levei-o ao Monsenhor
E voltei numa corrida.
Tinha agora um protetor
Pra me abençoar na vida.

Por sobre a cama sozinha,
Em forma de uma cruz,
Fiz uma prateleirinha
E lá botei meu Jesus.

Todos os dias eu rezava
E lhe fazia um pedido.
Meu Jesus lindo eu achava.
Era todo colorido!

Porém um dia chegando
Com a Rosinha nos braços,
No meu santo ela esbarrando,
O pobre fez-se em pedaços!

Senti-me como um insano,
Tive ódio da Rosinha,
Que era bebê de um ano,
Filha daquela vizinha.

Eu gostava da criança,
Mas o meu santo adorava.
E com tal desesperança
Eu de pé ali chorava.

Ainda muito arrasado
Abaixei devagarinho
E com bastante cuidado
Quis juntar os pedacinhos.

Minha consciência falou
Direto ao meu coração:
Deus ao mundo tanto amou,
Que já nos deu salvação.

Só CRISTO Jesus – eu sei –
Que é também o Deus Forte,
Pai da Eternidade e Rei,
Nos livra da eterna morte.

Sentado à destra do Pai,
Intercedendo por nós,
Ele nos salvando vai,
Se ouvirmos a sua voz.

Foi então que eu encontrei
A maior felicidade:
Jesus meu Senhor e Rei
Que é a única verdade.

E coisa bem diferente
Eu tive de observar:
Pela oração do crente
Deus nos vem abençoar.

Mas idólatras levando
Imagem sobre o altar,
Vivem sempre se cuidando
Para o santo não quebrar.

Romeiros morrem aos centos,
Viajando em caminhões,
Pobres, famintos, sedentos,
Só carregando ilusões.

Prezado amigo romeiro,
Que de tão longe chegou,
Adore o Deus verdadeiro
Que a todos nós sempre amou.

Em espírito e verdade
Adoremos ao Senhor,
Pois Ele é realidade,
E nos salva por amor!

Ele quer ser adorado
Com a mente e o coração.
E jamais representado
Por ‘santos’ feitos à mão.

Deus condena a idolatria,
Santo feito até de ouro
(Menino Jesus ou Maria),
Para Ele é um desdouro.

Prestar um culto a imagens
É ato mais que bizarro.
Eles são como paisagens
Feitas de madeira e barro.

Têm boca mas não falam
E são tão cegas e surdas,
Que bênçãos jamais propalam
Só maldições absurdas.

Trancados num oratório,
Como presas algemadas,
Seu existir é simplório,
Precisam ser carregadas.

Deus ao mundo tanto amou,
Que a seu filho deu por nós.
Morreu mas ressuscitou!
- Escutemos Sua voz.

Pra toda alma perdida,
EU SOU... Jesus disse assim:
Caminho, Verdade e Vida,
Ninguém vem ao Pai sem Mim!


Versos de Romão de Matos
Adaptados por Mary Schultze

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...